Mayiia

Mayiia é uma cantora e multi-instrumentista alemã.

As suas composições se movem entre nu-jazz, downtempo, sophisti – pop e trip hop.

Ela foi membro de várias bandas e tem trabalhado principalmente como artista solo desde 2017.

Mayiia começou a aprender guitarra e piano na sua infância e cantou em vários grupos de jazz à capella na sua juventude.

Desde a sua infância que tocou em vários grupos de teatro e no teatro Kinder & Jugend NRW e fundou um coro pop feminino aos 16 anos.

Aos 20 anos começou a estudar Teatro Musical. Depois de dois anos, ela largou a faculdade e candidatou-se a um departamento vocal no Conservatório da Holanda antes de terminar seus estudos em jazz.

Depois de seus estudos, ela viajou algum tempo e trabalhou com diferentes projetos e cooperações entre outras. Ela participou do álbum “prohibited sound” do pianista José Medina Quintana “José e o Joses “.

Durante uma viagem a Budapeste, ela descobriu o instrumento suíço “Hang”. O que a inspirou a acompanhar suas próprias canções, em vez da guitarra, no Handpan, a fim de atuar como um ato solo. Então integrou, o instrumento meditativo que desempenha uma função harmoniosa na sua música.

A sua primeira pan foi um Rav–vast, da Rússia, da família dos tambores de língua de aço, cujo som atmosférico ela adora até hoje.

Mayiia em outubro lança o seu primeiro EP a solo “Sivelado”, fortemente influenciado pela morte de uma amiga e a morte de sua avó. Neste CD, ela toca todos os instrumentos sozinha.

Desde 2018 Mayiia dá concertos e workshops em todo o mundo e colabora em várias cooperações.

Ela gravou uma música com a banda de hiphop Cunninlynguists em Paris em 2018 e passou algum tempo nos EUA em 2019 a gravar um álbum colaborativo que foi lançado em 2020.

Ela fundou o seu próprio trio, com o qual fez uma turnê pela Europa na primavera de 2020.

De momento, ela está ocupada compondo a música para uma peça de teatro infantil de Stephen Hawking “Of the Opernwerkstatt am Rhein”, da qual também atua como diretora musical, a peça estreou em 10/03/2020.

Mayiia toca o primeiro “handpan cromático” que foi construído em novembro de 2018 por Clemens Handschuh de Soulshine Sounds.

Desde o verão de 2019, Mayiia dá workshops regulares de handpan no seu estúdio em Berlim / Brandenburg, em formato de workshops e aulas particulares.

Além disso, Mayiia gravou seu álbum “Brilliant Silence” nesse ano.

Mayiia diz que a música do seu novo álbum foi criada principalmente por meio de improvisação livre e a procura constante do silêncio na música.

“Desta vez, estava principalmente ocupada com música instrumental e experimentação de ambientes e sons superfícies. O seu objetivo era incluir ruídos quotidianos que normalmente não colocaria na música, um processo muito emocionante. “Brilliant Silence foi lançado no outono de 2019.