Bruno Teixeira

Iremos tomar contacto com algumas técnicas e exercicios que poderão ser utilizados numa sessão de musicoterapia com o Handpan.

BRUNO TEIXEIRA
Desde 1997, que se envolveu na prática e estudo do Yoga (Hatha, Bhakti, Jñana, Mantra, Japa, Nada Yoga), do Samkhya, Vedanta e do Tantra, conhecendo através da vivência destas artes e ciências, a existência do som e da musica como um meio, suporte e ferramenta para o processo da cura, transformação interior e meditação. Conheceu meditação através da entoação de mantras, o poder da palavra consciente e do canto sagrado e a importância da respiração nos estados anímicos, mentais e espirituais.

Conheceu o Didgeridoo em 1997 e desde então tem vindo a explorar as possibilidades terapêuticas (psicologia, fisioterapia, yogaterapia), pedagógicas, lúdicas e socio-culturais desde instrumento. Desenvolve projectos educativos, serviço de educação especial e psico-terapia expressiva, intervenções sociais em ações de desenvolvimento humano.

Continuou a aprender e a aprofundar conhecimentos em diversas áreas, do canto á percussão, com amigos como Ricardo Passos, Humberto Tomás, Pedro Soares, Ricardo Babo, Paula Carvalho, Ana Taboada, Nuno Peixoto “Anu Biak”, Teresa Gabriel, Paulo Vieira, Baltazar Molina…

Formação em «Massagem de Som com Taças Tibetanas e Gongos» pela Academia Peter Hess, sob a orientação de Paula Carvalho, nível 1, e Ingrid Ortelbach, nivel 2, 3 e 4. (2008/9).
Workshop «(E) feitos do Som» com Cristina Koller, 6 de Fev de 2010.
Workshop de Canto Harmónico Difónico com os Hun Hurr Tu na Associação D´Órfeu, em Águeda.
Formação em Massagem com Taças de Cristal e Cristaloterapia com Alva Robles em Torres Novas, Novembro, 2014.

Fundou o ClubEscola «Didgeridoo Triboo» em 2006 em Gaia, onde tambem promove aulas, sessões terapêuticas de Musicoterapia e Massagem de som, Tertúlias musicais, Workshops e Concertos Meditativos com a participação de músicos de renome nacional e internacional, tais como Ricardo Branco, Rodrigo Viterbo, Ruben Branco, Rodrigo Maia Loureiro, Nuno Pinto de Carvalho, João Jardim, Tiago Francisquinho, Rodrik, Alex Mayer, Ortal Pelleg, William Torrens, …
Workshops com Jeremy Cloake, Andrej Shmeickel, Zalem, Michiel Teijgeler, Dubravko Lapain, Gauthier, …
Participação na primeira apresentação da Orquestra de Didgeridoo durante o FATT, Festival Didgeridoo, Algarve.
Co-Organização da Residência de Didgeridoo, em Karuna, Serra de Monchique (Set 2016)

Fundou a HandPan House PazPazes, ClubEscola de HanPan/Pantam, em Gaia, onde promove Workshops e Concertos com vários músicos de renome nacional e internacional, tais como Kabeção Rodrigues, Andrea Siecola, Emma Mumi Grassia, Lucas Bertelli, Gerónyom, Pedro Collares, Daniel Reis, Deniz Kavafoglu, Ivo Caim, Manu Idhra, Rodrik, João Jardim, Tiago Francisquinho, Sanya Barakova, Mayuko Taki Mano…

Colabora enquanto membro co-fundador de vários projectos musicais, meditativos e terapêuticos, entre eles:

ShivaShakti Experience (2001),
Uno: Viagens Sagradas (2008),
MOKSHA: Ecos do Silêncio (2009),
InOuv: Escute a Sua Essência (2010)
Sacred Didge – Cerimónia de Som (2011)
H2OM – Encontro de Som (2011)
Nada Sangha – Sons do Oriente (2012)
MmOMentUmM – Viagens Sonoras (2014)
MOKSHA: Sound Journeys (2017)

Participação na gravação do album «Mysticalmoods» por convite da Teresa Gabriel.

Apresentações semanais com Concertos Meditativos/Viagens Sonoras na Casa PazPazes (V.N.Gaia), e regulares, em locais como Escolas de Yoga, Centros de Terapias, Spas, Hotéis, Instituições de Ensino Especial, Escolas Preparatórias, Secundárias, Universidades, Centros Culturais, Igrejas, Conventos, Património Cultural e Natural – Grutas de Mira de Aire, Domicílios…).

Organiza regularmente Concertos, Workshops e Retiros ligados à musicologia, à musicoterapia, ao canto sagrado, á música étnica, oriental e com teor meditativo.

Participação em Formações de Yoga e Terapias Ayurveda com Musicoterapia, Meditação e Nada Yoga (Yoga do Som).